Rede de Atendimento do INSS

A média mensal de atendimentos pelos serviços nas agências era de mais de 700 mil. Com a completa digitalização dos seus serviços, o INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais. Apenas aqueles que exigem a presença do segurado continuam presenciais, como perícia médica e prova de vida.

A rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social é composta por diversos canais de acesso disponibilizados à população, como unidades de atendimento fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal do INSS na internet.

Conheça um pouco de cada um dos canais disponibilizados pelo INSS para melhor atendimento dos segurados.

A Central de Atendimento 135:
É o atendimento realizado por telefone, onde o cliente pode sanar dúvidas dentre outras coisas, discando apenas o número 135 no seu telefone.
Ele funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas. E por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações são gratuitas, se efetuadas a partir de telefones fixos e públicos (orelhões). E a partir de celular, é cobrada uma tarifa equivalente a uma ligação local.

Agência da Previdência Social:
São unidades fixas espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população. Mas lembre-se de agendar sua visita!

Portal do INSS ou MEU INSS:
Disponível na internet através do endereço www.inss.gov.br ou pelo aplicativo para celular, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços.
Através do portal, é possível requerer benefícios, emitir extratos de pagamentos e diversas outras consultas.

Agência da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais
Têm como propósito centralizar em local específico todas as atividades que assegurem o cumprimento de decisões judiciais dentro dos prazos estabelecidos pelo juízo.
Estas agências não fazem atendimento ao público, uma vez que a finalidade é de atender as demandas oriundas de ordens judiciais dos cidadãos que buscaram a tutela jurisdicional do Estado.

Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais
As Agências de Acordos Internacionais são unidades de atendimento que trabalham exclusivamente com requerimentos de benefícios de cidadãos estrangeiros, que trabalham no Brasil, ou brasileiros, que trabalham no exterior, e que estão amparados por acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciários entre ambos os países.
Nesses casos, estes trabalhadores poderão computar o tempo de trabalho/contribuição nestes países que são parte do Acordo Internacional e garantir seu direito aos benefícios previstos na legislação.
O requerimento poderá ser feito em qualquer das unidades de atendimento do INSS, inclusive nas próprias Agências de Acordos Internacionais (consulte a página assuntos internacionais no site do inss).



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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