Pensão especial por hanseníase

Esta pensão é destinada aos cidadãos atingidos pela hanseníase e que foram submetidos à isolamento e internação compulsórias em hospitais-colônias até o dia 31 de dezembro de 1986.

Este benefício é devido a quem foi atingido pela hanseníase e precisou de isolamento ou internação compulsória nos hospitais colônia até 31 de dezembro de 1986. Este serviço é mensal, vitalício e não pode ser transferido.

O Instituto Nacional do Seguro Social faz o pagamento deste benefício, porém, não é o INSS quem define as regras para conceder o serviço e nem analisa os pedidos realizados.

Para fazer a solicitação deste benefício o cidadão deverá fazer o seguinte: enviar um requerimento, através dos Correios, para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), a qual se encontra no Setor Comercial Sul B, quadra 09, lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8º andar, sala 801, CEP 70.308.200, Brasília – DF.

Outras informações podem ser solicitadas através do e-mail hansení[email protected] ou, também, pelo telefone: (61) 2027-3142.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais