Aposentadoria por Idade Urbana

A aposentadoria por idade urbana é um benefício concedido aos trabalhadores que comprovarem o mínimo de 180 contribuições, além de ter o mínimo de 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres).

Quem tiver o mínimo de 180 contribuições e o mínimo de 60 anos, nos casos de mulheres, e de 65 anos, nos casos de homens, pode fazer a solicitação da aposentadoria por idade urbana. Serviço que não necessita da presença nas agências do INSS, já que pode ser realizado de forma online.

Para solicitar o benefício, basta acessar o site do Instituto Nacional do Seguro Social; fazer o login ou se cadastrar; clicar em “Agendamentos/Requerimentos”; em “Novo requerimento”; depois, é só digitar “aposentadoria” no campo de pesquisa e escolher o serviço que deseja. Feito isso, o acompanhamento do processo poderá ser feito através do mesmo portal, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.

O indivíduo deverá comparecer à uma agência do INSS somente se for solicitado, levando os documentos pedidos, que podem ser: documentos pessoais com foto; documentos referentes às relações previdenciárias, como, por exemplo, Carteira de Trabalho, Certidão de Tempo de Contribuição, carnês e formulário de atividade especial; outros documentos que o contribuinte julgar importantes; e procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se for o caso.

Se o trabalhador iniciou suas contribuições antes de 25 de julho de 1991, o tempo de contribuição pode ser diferente. O beneficiário pode cancelar o pedido de aposentadoria se ainda não tiver recebido o primeiro pagamento e nem feito o saque do PIS/PASEP/FGTS por causa do benefício. Se o aposentado voltar a trabalhar, ele deverá contribuir para a Previdência Social e, assim, ter direito ao salário-família, salário-maternidade e reabilitação profissional.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais