Auxílio-doença

Este benefício é oferecido para o segurado que comprove, através de uma perícia médica, que está temporariamente incapaz para o trabalho, por causa de doença ou acidente.

O segurado que quiser solicitar o benefício do auxílio-doença deverá comprovar estar incapaz para o trabalho, por uma perícia médica. Quando o cidadão não puder ir à pericia médica na data marcada, ele poderá fazer uma única remarcação, sendo com até três dias de antecedência, através do telefone 135 ou pelo portal Meu INSS. Nos casos em que o segurado estiver internado em um hospital ou acamado, o prazo de remarcação muda para até a data agendada, porém, será necessário solicitar a perícia hospitalar ou domiciliar pelo site do INSS.

Quem não comparecer na perícia médica agendada só poderá requerer o benefício novamente depois de 30 dias. A prorrogação do benefício pode ser solicitada nos últimos 15 dias do auxílio-doença, quando o tempo concedido não foi suficiente para a recuperação, através da Central 135 ou do portal Meu INSS.

Para solicitar o benefício, basta acessar o Meu INSS, fazer o login no sistema, clicar em “Agende sua Perícia” no lado esquerdo da página; e clicar em “Agendar Novo” (quem for fazer o primeiro pedido) ou em “Agendar Prorrogação” (para solicitar a prorrogação do benefício). Em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade” é possível acompanhar o andamento do processo. Feito isso, o segurado deverá realizar a perícia médica na unidade do INSS escolhida ou esperar pela perícia domiciliar ou hospitalar.

Os documentos necessários para solicitar o auxílio-doença são: documento de identificação oficial com foto; CPF; carteira de trabalho e carnês de contribuição; documentos médicos, como, por exemplo, atestados e exames; declaração assinada pelo empregador; e Comunicação de Acidente de Trabalho, quando for o caso.  



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais