Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI​

A Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual deve ser solicitada pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja abaixo como emitir o DRSCI:

Para conseguir emitir o DRSCI o cidadão deverá acessar o site Meu INSS e fazer o login, para isso, ele precisará informar seu número do CPF e sua senha. Porém, se o indivíduo precisar somente confirmar a autenticidade do documento, não será necessária a senha, lembrando que para verificar a autenticidade de declarações emitidas até o dia 20 de setembro de 2018 deve-se clicar em outro local, onde está escrito “Certidões do sistema antigo” e abaixo “Confirmar autenticidade”.

Se o cidadão tiver que regularizar alguma pendência para poder emitir a Declaração de Regularidade, será necessário ligar para 135 ou agendar um atendimento presencial pelo Meu INSS. Depois de regularizadas as pendências, o documento poderá ser emitido pela internet. Portanto, para conseguir emitir a DRSCI, o cadastro do cidadão deve estar atualizado, pois o sistema verifica vários requisitos antes de disponibilizar o documento.

A DRSCI vale por 180 dias, sua validade e autenticidade podem ser consultadas no site do INSS pelo órgão que receber o documento impresso e, para solicitar uma nova Declaração de Regularidade, o cidadão deverá esperar por 150 dias contados a partir da emissão do documento anterior, depois, a DRSCI antiga ficará automaticamente inativa.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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