Recurso INSS

O serviço de recurso do Instituto Nacional do Seguro Social permite que o cidadão solicite ao Instituto uma nova análise de um pedido, caso o indivíduo não concorde com a decisão.

O cidadão que quiser solicitar este serviço terá 30 dias para apresentar recurso, contados a partir do dia em que receber o resultado que não concorda. Para solicitar o recurso não é necessário que o indivíduo compareça à agência do INSS, já que o serviço pode ser solicitado através do site ou aplicativo Meu INSS.

Assim, quem não concordar com a resposta do INSS sobre uma solicitação, deverá acessar o site do Meu INSS e fazer o login (quem ainda não estiver registrado deverá, primeiro, se cadastrar no site). Depois, basta clicar em “Agendamentos/Requerimentos”; em “Novo requerimento”; escrever “recurso” no campo de pesquisa e selecionar “Recurso – Atendimento à distância”.

Feito isso, digite o que for pedido, finalize a solicitação e faça o acompanhamento pelo site do INSS, clicando em “Agendamento/Requerimento”. Caso seja necessário o atendimento presencial para que seja comprovado algo, o segurado será comunicado com antecedência.

Os documentos necessários para esta solicitação são os do interessado, a listagem dos motivos que o cidadão discorda do resultado do INSS, conforme as leis brasileiras, e outros documentos que o indivíduo julgar necessários.

O recurso também pode ser solicitado pelos Correios, enviando um documento listando seus motivos e outros que fundamentem o pedido. Para não precisar ir até uma agência, o cidadão deve enviar cópias autenticadas via postal.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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