Cópia de Processo​

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, permite aos cidadãos que eles solicitem cópias dos processos. Portanto, se você precisa solicitar alguma cópia de processo, verifique abaixo o que fazer:

O serviço “cópia de processo” pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha feito algum requerimento no Instituto. Para isso, o cidadão não precisa agendar ou ir até uma agência do INSS, pois é possível fazer a busca de um processo digitalizado e fazer o download do documento através do site ou aplicativo Meu INSS.

Para solicitar este serviço através da internet, basta acessar o site Meu INSS, clicar em “entrar” e fazer seu cadastro, clicando em “login”; “cadastre-se” e criando uma senha com 9 caracteres. Depois de acessar o sistema, clique em “agendamento/requerimento”; depois, em “novo requerimento”; digite “cópia” na parte de pesquisa e selecione “Cópia de Processo – Atendimento a distância”. Feito isso, informe o solicitado e finalize a solicitação.

Depois de finalizada a solicitação deste serviço, o indivíduo poderá verificar o seu andamento através do site ou aplicativo do INSS, clicando em “agendamento/requerimento” e, em seguida, em ;’meus requerimentos”. Se desejar ver as informações detalhadas, basta clicar no desenho de lupa que aparecerá e, por fim, em “baixar processo”.

O cidadão também poderá nomear um procurador para que faça a solicitação em seu nome ou, ainda, um advogado, que não depende de procuração quando o assunto é for sigiloso.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais