Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão​

Este serviço serve para que o cidadão apresente ao Instituto Nacional do Seguro Social o documento que comprova que o segurado está recolhido em regime fechado ou semiaberto e que pode evitar que o auxílio-reclusão seja suspenso.

Quando um indivíduo precisar provar que está em regime fechado ou semiaberto para que seu auxílio-reclusão não seja suspenso, ele precisa solicitar a Declaração de Cárcere/Reclusão, documento que deve ser apresentado todo trimestre. Quem precisar deste serviço não necessita ir até uma agência do INSS, já que o documento pode ser solicitado e recebido através da internet.

O serviço pode ser solicitado pelos dependentes do segurado pelo INSS que se encontram presos em regime fechado ou semiaberto, que tem direito ao Auxílio- Reclusão. Desde que apresentados os seguintes documentos: Certidão/Declaração de Cárcere emitida pela autoridade competente e, se solicitados, procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

Para efetuar a solicitação do serviço, acesse o site do INSS, faça o login e clique em “Agendamento/Requerimento”, depois, clique em “Novo requerimento”, digite “cárcere” e escolha a opção desejada. A solicitação poderá ser acompanhada pelo site e, se houver a necessidade de atendimento presencial, o indivíduo será avisado.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais