Como solicitar o Extrato Previdenciário (CNIS)​

Através deste serviço o trabalhador pode solicitar ao Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) o Extrato Previdenciário, o qual possui todos os vínculos trabalhistas e previdenciários no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

No Extrato Previdenciário o cidadão pode verificar informações como, por exemplo, o nome do empregador, o período trabalhado, a remuneração recebida e as contribuições feitas na Guia da Previdência Social (GPS), quando o trabalhador é um contribuinte individual e/ou um prestador de serviço, que trabalha por conta própria.

Os cidadãos que desejarem solicitar o Extrato Previdenciário poderão fazê-lo através do site ou aplicativo do Instituto ou, quem preferir, pode ir à uma agência do INSS. Além da opção de retirar o documento nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, porém, para isso, o indivíduo deverá ser correntista das redes bancárias.

Nestes bancos, o Extrato Previdenciário pode ser retirado através dos caixas eletrônicos ou, também, pelo home banking, de forma online. Para isso, basta escolher a opção “Previdência Social” no Banco do Brasil e “Extrato Previdenciário” na Caixa Econômica.

Todos que possuem cadastro no CNIS podem solicitar o Extrato Previdenciário, porém, os seguintes documentos são necessários: procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador, quando houver; ou os documentos pessoais com foto do solicitante.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais