Como solicitar a certidão para saque do PIS/ PASEP/ FGTS​

Este serviço permite que o trabalhador possa solicitar ao INSS um documento, ou seja, a certidão que permite o saque dos benefícios PIS/PASEP/FGTS, nos casos de aposentadoria, pensão por morte e benefício assistencial para pessoas com deficiência ou ao idoso.

Os cidadãos que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício assistencial à pessoa com deficiência ou idoso podem utilizar o serviço de solicitação da certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS. Este documento autoriza que os bancos liberem os valores residuais destes programas para o indivíduo. Quem precisar emitir esta certidão, poderá fazer a solicitação através da internet (site ou aplicativo), sem a necessidade de comparecer à uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nos casos de concessão do benefício em menos de 20 dias, o indivíduo deverá, primeiro, receber uma carta de concessão em seu endereço para, depois, fazer a solicitação da certidão.

Para realizar o serviço siga os passos a seguir: acesse o site ou o aplicativo do INSS, faça o login e clique em “agendamentos/requerimentos”, depois, clique em “novo requerimento”, digite a palavra “pensão” no espaço destinado para pesquisa e selecione o serviço que deseja. Feito isso, basta acompanhar o andamento da solicitação através do Meu INSS, na parte “agendamentos/requerimentos”. Para este serviço, o requerente deve ter as informações do seu CPF e de um documento de identificação.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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