Certidão de tempo de contribuição – CTC

Este serviço oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, possibilita ao servidor público que recolhe para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) comprovar ao órgão onde ele trabalha atualmente o seu tempo de contribuição ao INSS.

O serviço permite acesso a emissão da Certidão de Tempo de Contribuição aos servidores . Caso já possua e deseja apenas incluir algum período, o servidor deverá solicitar o serviço de revisão.
Fique sabendo também que a CTC (Certidão de tempo de contribuição) está disponível ao servidor público da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios, que possui vínculos no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
A solicitação do deste serviço deve ser realizada no portal do Meu INSS. Basta fazer o login e ir na opção “novo requerimento”, onde poderá pesquisar a palavra “certidão” e selecionar a opção desejada.
Com a data e o horário agendados, compareça a sua agência do INSS com os seguintes documentos originais:
Documentos pessoais do interessado com foto;
Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.);
Documentação oficial do órgão de lotação comprovando tratar-se de servidor ativo na data da solicitação da certidão (pode ser declaração do órgão, contracheque e afins) ; e
Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição. petições, etc.);
Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais