Prova de Vida do INSS

Desde o ano de 2012, os segurados do INSS precisam comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. E à partir daí a comprovação tonou-se obrigatória para todos que recebem seus pagamentos através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo é dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos e fraudes de benefícios.

Os segurados pelo INSS devem realizar o procedimento nas agências bancárias a cada 12 meses.
Os bancos costumam fazer comunicados por meio de informativos, disponibilizados nos seus caixas eletrônicos e sites.
A rede bancária determina a data de vencimento conforme à sua gestão: existem alguns bancos que estipulam a data do aniversário do beneficiário como data limite, outros a data de aniversário do benefício ou até mesmo na data que antecede o vencimento da prova de vida.
Basta ir diretamente ao banco em que recebe o benefício, portando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Em algumas instituições financeiras já é utilizada a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Caso o beneficiário não puder comparecer à uma agência bancária por motivos de doença ou dificuldades de locomoção poderá realizar a comprovação de vida através de um procurador cadastrado no INSS.
Aos que residem no exterior, podem também realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS, ou através de documento de prova de vida emitido por consulado, ou também pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que fica disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no do INSS.
É importante frisar que, quem não fizer a prova de vida no final de 12 meses da última comprovação, terá seu pagamento interrompido. E após 6 meses sem comprovação de vida, o benefício é encerrado.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais