Calculadora do INSS – Simulações

Simulação é a possibilidade que o INSS oferece ao cidadão de saber quanto tempo falta para se aposentar e o valor do seu benefício, caso já tenha direito.

1. Simulação automática
É mais conhecida como a “Calculadora do INSS”, uma ferramenta que faz pesquisas automáticas de todos os dados registrados no sistema do INSS sobre os vínculos do segurado, sendo capaz de efetuar o cálculo do tempo de contribuição e informar quanto tempo resta para o segurado se aposentar.
Para realizar esse tipo de pesquisa automática é necessário fazer o login no Meu INSS. Se houver problema para achar o vínculo no sistema de registros previdenciários, é possível incluí-lo manualmente e então realizar a simulação.

2 . Simulação manual
É possível também calcular manualmente o tempo de contribuição. Para fazer este tipo de simulação, tenha em mãos todas todas as carteiras de trabalho, carnês, guias e outros comprovantes de pagamento ao INSS.

3 . Simulação de valores
Realiza o cálculo da renda mensal do segurado levando em consideração o tempo de contribuição, idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida do segurado na data de início do seu benefício (conforme Tabela de Expectativa de Sobrevida divulgada pelo IBGE). Ou seja, é possível calcular valores de benefício de acordo com a situação de cada contribuinte, nas diferentes formas de cálculo estabelecidas segundo a legislação.



Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Precisa de uma assessoria sobre assuntos relacionados ao INSS?
Somos especializados em consultoria e assessoria previdenciária, tendo uma vasta experiência em soluções previdenciárias junto ao INSS, Regime Próprio e Previdência Privada. Saiba mais